LEIA meu artigo-resenha sobre o livro “As heresias de Bedro Abelardo”, trad. Carlos Nougué e Renato Romano, É Realizações, Col. Medievalia, coord. Sidney Silveira.
Edição do livro do santo católico que viveu no século 12, na Alta Idade Média, representa, mais que uma mera publicação para especialistas e eruditos, um ato pedagógico.
Adalberto de Queiroz
Especial para o Jornal Opção
Em abril, foi lançado o livro “As Heresias de Pedro Abelardo” (É Realizações, 120 páginas, tradução de Carlos Nougué e Renato Romano), livro em edição bilíngue latim-português, de alto valor tanto para os fiéis e os estudiosos da obra de São Bernardo de Claraval, bem como para aqueles que mesmo não partilhando da fé católica, prezam a verdade e estão interessados nos pensadores da Idade Média. Depois de publicar Duns Scot, Clemente de Alexandria e Santo Tomás de Aquino, com títulos raros ou disponíveis apenas em edições portuguesas, a editora É Realizações, sob a coordenação do medievalista Sidney Silveira, presta um grande serviço ao leitor brasileiro interessado no pensamento dos filósofos e teólogos medievais. “Este lançamento representa um ato pedagógico”, resume Sidney Silveira.
Continue lendo no link Opção Cultural.
Neste link, leia o artigo completo, antes da edição pelo jornal.
Republicou isso em Literatura Goyaze comentado:
São Bernardo vs. Pedro Abelardo. Entenda a disputa e como o Santo ganhou a polêmica com as armas da Fé e do amor – que tem sua dose de violência corretiva, quando necessária a defesa do Cristianismo.
CurtirCurtir