Exemplo de vida a dois, os Maritain nos ensinam sobre a Amizade 
Amigos mais próximos sabem a importância de Jacques Maritain em minha caminhada espiritual. O livro de Raïssa Maritain “As grandes amizades”, edição da Agir de 1964 é descoberta notável para aqueles quem conhece e para os que desconhecem a obra de Maritain.
Jacques e Raïssa Maritain desempenham o papel de um “casal-farol” da vida intelectual e espiritual francesa, na primeira metade do séc. XX. Foram alunos do filósofo Henri Bergson, afilhados espirituais do escritor católico Léon Bloy, amigos de Ernest Psichari e de Jean Cocteau, de Charles Péguy e de numerosas outras figuras ilustres da literatura francesa.
Jacques e Raïssa superaram as crenças de sua época, marcada por duas guerras mundiais, pelo positivismo que dominava o ambiente intelectual, e se consagraram à busca da Verdade.
O testemunho de Jacques e Raïssa Maritain permanece profético até hoje. Para muitos cristãos que anelam viver uma vida piedosa dedicada ao trabalho da inteligência, o casal Maritain nos ensina que “é necessário que o Amor proceda da Verdade e que o conhecimento frutifique em Amor”.
Aos apóstolos impacientes, tentados pelas estratégias de evangelização massiva, eles lembram que cada alma é única em seu mistério irredutível. Só a amizade espiritual pode reconciliar o chamado da caridade e o da verdade. Este casal respondeu positivamente à vocação do sacramento do matrimônio de forma muito particular e cada um se transformou (sem que o brilho de um impusesse sombra sobre o outro) num convite a compartilhar as grandes amizades em seu caminho de santificação da vida.
Há um ensinamento superior na frase simples de Raïssa:
Seule l’amitié spirituelle peut réconcilier l’appel de la charité et celui de la vérité. Il faut que “L’Amour procède de la vérité et que la connaissance fructifie en Amour”.
(Só a amizade espiritual pode reconciliar o chamado da caridade com o da verdade. É preciso que o Amor proceda da verdade e que o conhecimento frutifique em Amor).
Fico feliz que haja um comentário desse nível sobre Raissa E Jacques MARITAIN.
São personagens da história, como esses, que estimulam o nosso desejo de busca da verdade e do sentido mais profundo da existência humana. Obrigada.
CurtirCurtir
Obrigado pela visita e pelo comentário, Vera. Seja sempre bem-vinda.
O propósito deste blog é mesmo este mostrar o sentido da vida e o papel do Bom, do Belo e do Verdadeiro em nossas vidas.
Amitiés.
BetoQ.
CurtirCurtir
Republicou isso em Adalberto de Queiroz.
CurtirCurtir