À espera do 3o. ensaio sobre José Décio Filho


ESCREVER SOBRE É ANTES DE TUDO ESCREVER PARA…Estou vivendo esses dias EM INTENSO diÁLOGO com zé décio.
José Décio Filho
Em busca da “intuição lírica” de José Décio Filho (1918-1976)

Enquanto escrevo, enquanto esse nó não desata na minha cabeça, aí vão duas notinhas:

i) “Toda a poesia moderna oscila entre estes dois pólos: o delírio e a razão. Mas a possibilidade de uma harmonia entre os dois, entre o inconsciente e o consciente, entre o ilógico e o lógico, entre o vidente e o racionalista – é uma constatação que podemos verificar tanto em filosofia da arte como na própria obra de arte. Esta harmonia é que vamos encontrar, por exemplo, no poeta que é considerado a primeira figura da poesia moderna: Baudelaire. Como se sabe, Marcel Raymond coloca-o, com muita exatidão, como centro das duas principais correntes da poesia moderna – a dos ‘artistas’, através de Mallarmé e de Valéry e a dos ‘videntes’, através de Rimbaud”. 
ii) “Acredito que em todo poeta se farão sentir os apelos do inconsciente e a disciplina da razão; o cultodo irreal e a sensação da realidade; a vertigem dos sonhos e as limitações do cotidiano; o delírio e a lucidez. Não que estes estados se misturem; eles se superpõem e se completam. Em poesia o que se pode ver bem a verdade deste princípio: “a razão não é criadora; é ordenadora”. No ato da criação antes que a razão intervenha, já se terá manifestado a presença das potências obscuras do ser. Só posteriormente é que a razão completa e ordena estas potências”. 
+++++
LINS, Álvaro. “O Relógio e o Quadrante: ensaios e estudos sobre Literatura.”, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1964. p.277.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: