Copa do MUndo, Fluminense, Futebol

Félix the cat ou: repouse em paz, grande goleiro!


Eu era um adolescente nos anos 70, quando o Fluminense me conquistou como equipe vibrante, bonita e charmosa. E conquistou títulos. Na minha memória afetiva, o Flu era campeão todo ano ímpar…
Não estou certo sobre isso. O de que tenho certeza é que as pessoas de opinião e charmosas torciam pro FLU, inclusive a minha paixão recôndita no Científico (segundo grau da época), que me fez amar o Pasquim e o Flu, uma carioca de pele de porcelana e mente de fibras.

O mais importante é que a pessoa decisiva da crônica de O Globo, meu jornal por excelência, o sr. Nélson Rodrigues, era um fluminense doente. Nélson Motta mostrou tudo o que era essa paixão em “Breve e gloriosa história de uma máquina de jogar bola”, de resto já relatado em Flu, passado de glórias.


Mas agora estamos diante da tristeza da perda de um de nosso “guerreiros do passado”. Félix, o goleiro do Flu e da Seleção de ´70.
Será que cabe aqui pensar: “A torcida do Fluminense é a mais doce, a mais iluminada de todas as torcidas do Brasil e do mundo!” (como dizia o tricolor Nélson Rodrigues)?

– Pois acho que sim, digo eu; e cabe pensar… A doçura passa por reconhecer o mérito do Outro e dar ao homenageado todos os louros da vitória. Até porque sabemos que Félix não era o melhor goleiro do Brasil, mas sempre foi o mais querido.

O ex-goleiro Félix Mielli Venerando, foi ídolo da torcida tricolor e do Brasil; ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol campeã mundial de 1970, ele estava internado no Hospital Vitória, em São Paulo, e morreu, aos 74 anos, vítima de pneumonia. Segundo boletim médico do hospital, Félix estava internado desde o último dia 18 de agosto, por conta de uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Félix o goleiro.

EU, quando menino em Anápolis, fui goleiro em minhas experiências frustradas de ser jogador de futebol. E, na época, aos 16/17, não queria saber se o Félix tinha ou não categoria para ser o goleiro da Seleção. Só sabia que nós éramos melhores que o Flamengo e que o goleiro do Brasil era do Fluminense… Ainda não havia o bordão do Galvão “pega que é sua,Tafarel”. Só se ouvia, Félix defende com segurança…o rádio era nossa mídia e eu sabia que a ´cidadela` do Flu ou da Seleção estava bem guardada porque tínhamos Félix, o goleiro. E ponto.
O time que ele jogava era esse, nosso glorioso e humilde FLU.

Escalação do campeão (até hoje questionado pelo Botafogo): Félix – Oliveira – Galhardo – Assis – Marco Antônio – Denílson – Didi – Wilton ( Cafuringa ) – Flávio – Ivair e Lula.


(escalação da equipe campeã de 1973. Em pé da esquerda para a direita: Parreira ( preparador físico ) – Toninho – Félix – Brunel – Pintinho – Assis – Marco Antônio e Duque ( técnico ). Agachados: Marquinhos – Kléber – Dionísio – Manfrini e Lula.

E na Seleção…assim se compunha o Félix, o goleiro. E Carlos Alberto, o capitão relembra do goleiro como “extraordinário e criticado” (pela imprensa). Félix, goleiro de 1970, extraordinario e criticado.

E antes de fechar este post com a foto da Seleção Tri-Campeã de 70, permitam-me brincar com a memória do nosso Goleiro tri-Campeão, porque me lembra sempre um personagem de quadrinhos de minha infância:

Encerro, pois, essas notas dizendo: Deus proteja a alma de Félix Mielli Venerando e nos ajude a ter um goleiro com a grandeza desse tricolor inesquecível.

1 thought on “Félix the cat ou: repouse em paz, grande goleiro!”

  1. Ao anônimo que me veio criticar por abrir com o Gato Félix, devo explicar nothing. A você, respeitável leitor: o Félix era o cara, humilde, simpático e líder de seus colegas. Portanto, nada mais normal do que associá-lo ao meu personagem de quadrinhos predileto em minha juventude. Se a mocidade atual não sabe quem é (foi/será) o Gato Félix, Je m’en fiche! Tant pis…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s