Festa dos 3 Reis Magos


EIS UM DIA IMPORTANTE para a Cristandade, quando se vê que os desígnios celestes se cumprem mesmo quando um imperador – como Herodes –, tenta se opor à vontade de Deus.
Hoje, 08.01.2012, fui à missa na Paróquia Saint Sylvestre, Navarre (FL), na missa da comunidade hispânica. Father John Kelly usou a Homília para mostrar com o exemplo de uma pessoa da comunidade hispânica como era o dia de Reis em Porto Rico. Dia de esperar os Reis Magos, foi o depoimento de Ms. Lilian, onde se colocava a grama para os camelos dos reis Magos e onde se imaginava que as crianças receberiam presentes, como o pequeno menino-Deus recebeu (ouro, incenso e mirra). A homília foi sucinta para dizer que, assim como as pessoas recebiam bem com afeto, comida, música e bebidas e com rezas; assim devemos continuar recebendo a todos os irmãos em nossa comunidade e imitar o espírito dos Reis Magos que adoraram o Menino Jesus.
Sucinta e boa homília neste Dia de Reis. As canções durante a Missa também me agradaram.
Confesso gostar muito da comunidade hispânica em Saint Sylvestre Navarre (FL).

Altar Saint Sylvestre

Há na história do Catolicismo uma tradição clásica que nos remete aos pintores como Seghers, circa 1630 que pinta este quadro fantástico: image

“Adoração dos reis magos ao menino Jesus” (Seghers).

Depois disso, há que pensar sobre a apropriação dos rituais pelos fiéis católicos que criaram, no Brasil pelo menos ao que eu saiba, uma tradição pagã de celebrar o Dia de Reis, diferente da cultura dos católicos de Porto Rico e outros, mas apropriada e admirável também – a Folia de Reis, um jeito próprio e bem ao estilo luso-brasileiro de celebrar esta festa dos 3 Reis Magos.

Então, procurando exemplos dessa tradição pagã/leiga (católica, não atéia e liberal esquerdista de designar o que é ‘leigo’ – pra mim ainda a melhor definição é o que está em torno da igreja sem ser ‘vida dedicada’ e ponto).

Then, eis a melhor a definíção que acho apropriada, embora não seja do meu estado (Goyaz) e sim das Minas Gerais – doesn’t mather! Enjoy this good record of popular music from Brazil, como um exemplo de Fé e dedicação, imagepara manter a tradição da Folia de “Santo Reis”. 

http://bit.ly/yGhDfE

No link a seguir, você pode encontrar outras amostras de música da Folia de Santos Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: