Tenho a honra de coordenar este projeto que traz o patrocínio do SESC/GO – Fecomércio. Um evento inédito em Goiânia, que reúne palestrantes de renome em torno de um escritor que, segundo o emérito crítico Otto Maria Carpeaux “é, senão o maior, decerto o mais poderoso escritor do século XIX; ou do século XX, pois a sua obra constitui o marco entre dois séculos de literatura”. E prossegue: “Literariamente, tudo o que é pré-dostoievskiano é pré-histórico; ninguém escapa à sua influência subjugadora, nem sequer os mais contrários”.

Esta é uma chance de reabilitar as celebrações que não foram possíveis de modo presencial em 2021, por conta da pandemia do Covid-19, sendo esta oportunidade a primeira atividade presencial em torno do homenageado. Assim, em dois dias de atividades, eméritos palestrantes falarão sobre a obra do autor russo e terão chance de debater com escritores locais e com o público em geral. O Simpósio contará com os seguintes palestrantes convidados: Elena Vássina, Maurício G. Righi e José Donizete Fraga.

Os palestrantes

Elena Vássina, professora, pesquisadora e ensaísta russa, falará sobre o “Universo literário e filosófico de Fiódor Dostoiévski”.  A palestrante resume assim sua palestra:

“Atraindo um número cada vez maior de interessados, influenciando gerações de escritores e pensadores de diversas áreas, as obras de F. Dostoiévski (1821-1881) têm uma amplitude e uma impressionante atualidade nem sempre presente para leitores de hoje. A criação de Dostoiévski é tão profunda e complexa que continua a ser um estimulante desafio a estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. A palestra propõe a análise das principais características do universo literário e filosófico de Dostoiévski com foco nos seus mais importantes romances: “Crime e castigo”, “O idiota”, “Os demônios” e “Os irmãos Karamázov”.  Na nossa abordagem estarão tanto as questões da poética (sistema de personagens, composição, tempo e espaço (o cronótopo), quanto as principais vertentes da problemática da criação de Dostoiévski: seu conteúdo ideológico, filosófico e psicológico.”

Dostoiévski, o profeta da Modernidade – Uma reflexão sobre o apocalipse

No segundo dia do Simpósio, Maurício Righi abordará o tema do apocalipse na obra do autor russo, trazendo ao debate a leitura que vem fazendo desde seu livro de 2019 – “Sou o primeiro e o último” em que se vale da teoria do escritor francês René Girard para aprofundar a leitura de Dostoiévski. Escritor e autor de “Pré-História e História” e de “Sou o primeiro e o último” e tradutor de diversas obras, Mauricio faz uma leitura original do autor russo sob a inspiração do grande crítico e pensador francês René Girard, gerando um dos mais importantes estudos em teoria mimética e apocalipse, no qual Dostoiévski tem um papel relevante. Righi resume assim sua intervenção no Simpósio:

“A modernidade soube reajustar a atividade profética segundo um dispositivo criativo que ela mesma gerou, o Romance. Ambos nasceram praticamente juntos e foi desse corpo, em que se anunciava uma renovação na ciência de expressar os dramas e as inquietudes humanas, que surgiu outra maneira de fazer profecia. Essa antiga   ocupação sumamente reflexiva e corajosa, uma forma bastante rigorosa de pensar as relações que os homens têm uns com os outros como também com aquilo os ultrapassa, entrou em renovado processo de articulação e de desenvolvimento internos, quando tivemos safras abundantes de escritores que nos mostraram “as coisas ocultas,” em cuja face revelada, por meio de histórias romanceadas, descobrimos, um pouco mais e melhor, quem somos. Esses autores-profetas nos revelaram e ainda nos revelam, desnudando nossas loucuras e descaminhos, nossas ilusões e vaidades, mas também, em certos momentos, nossa grandeza. Talvez, e aqui  me amparo em alguns gigantes com a mesma opinião, Fiódor Dostoiévski tenha sido mais inspirado autor moderno desse gênero de escrita, que revela quem somos e o que estamos fazendo, e o autor russo não somente leu com perfeição a sociedade em que vivia como também foi capaz de antecipar muitos de seus principais desdobramentos: ele enxergava o que se ocultava nas entranhas dos relacionamentos humanos, enxergava as correntes de pensamento e onde se modelavam, enxergava, enfim, como um bom profeta, os “descaminhos do povo,” alertando sobre o desastre premente. E assim foi.

Maurício destaca ainda:

“Em minha exposição para o evento organizado pelo amigo, escritor e jornalista Adalberto de Queiroz farei uma defesa de Dostoievski como o profeta moderno por excelência, valendo-me sobretudo das reflexões do teórico francês René Girard sobre o autor russo. Nesse sentido pretendo mostrar como tanto Dostoiévski como Girard são autores fundamentalmente apocalípticos, como ambos se alinharam, cada um a seu modo, a uma inteligência antropológica que revela o “coração” dos homens, podendo então estabelecer julgamentos (leia-se, discernimentos) realmente precisos sobre os dramas sociais. Minha ênfase, todavia, será colocada em Dostoiévski, principalmente em três livros capitais desse autor russo: O Homem do Subsolo, Os Demônios e Os Irmãos Karamazov, com os quais abordaremos a questão do super-homem moderno e suas rivalidades crescentes. Por fim, como remate à nossa reflexão, nos caberia, penso, articular as apreensões de Dostoiévski com o tema propriamente distinto do apocalipse e de sua literatura, a apocalítica, iniciando uma breve discussão com base em alguns pontos de meu livro “Sou o Primeiro e o Último” (Editora É Realizações), lançado em 2019.

Também no segundo dia do Simpósio, teremos a oportunidade de ouvir a palestra do escritor goiano José Donizete Fraga, membro da Academia Goianiense de Letras que falará sobre o tema “Dostoiévski e o Homem Fraturado”, quando dissertará sobre o tema de seu Mestrado, abordando a escrita de Dostoiévski e a quebra do homem, tangenciando temas como; Livre-arbítrio. Dissonância. Queda e Redenção. Metanóia e Transcendência.

Link para inscrições (evento presencial em Goiânia -vagas limitadas. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2hzP7FbUJArzQkA6K4ygXdUk3_kD_lKrrY7XWDCxeWbyV8g/viewform

Avatar de Adalberto Queiroz

Published by

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.