Entre três rios


Meu discurso de posse na Academia Goiana de Letras, em síntese neste artigo, na coluna “Destarte”, do Jornal Opção de Goiânia.
Abaixo, cenas do evento de posse.

Ao receber o diploma de Acadêmico das mãos de Lêda Selma, presidente da AGL

Emoção do empossado

Recebido pelo Acadêmico Brasigóis Felício, tive junto o carinho de todos os acadêmicos. O poeta traçou minha trajetória de vida e destacou, citando trechos da entrevista a Ademir Luiz, aqui no Opção, quando ele me concedeu o cognome de “o barqueiro da poesia“. Brasigóis expressou sua alegria em duplo sentido: primeiro, por ter apresentado meu primeiro livro, em 1985; e, agora, mais de 30 anos depois, de receber-me como novo integrante da Academia, “por merecimento, tendo recebido voto de todos os acadêmicos e acadêmicas presentes à sessão.

Acertei no vaticínio, ao escrever o texto de apresentação do livro “Frágil Armação”, do estreante que nos veio solicitar o endosso, a palavra de estímulo, ante a angústia dos primeiros passos na jornada. Esta é a alegria que tenho hoje” – destacou.

Eu, para não cair no terreno escorregadio da emoção pura, usei como apoio as palavras do escritor que me precedeu, o professor José Mendonça Teles, em discurso nesta mesma casa, em 1979:

Entro para a Academia Goiana de Letras consciente de que devo fazer muito ainda para merecer esta honraria. Estou convicto de que será uma experiência das mais fecundas para mim, uma vez que estarei sentado ao lado daqueles que construíram e constroem a cultura goiana.”
Continue lendo o relato.

Fui recebido pelo Acadêmico Brasigóis Felício, que traçou minha trajetória de vida e destacou, citando trechos da entrevista a Ademir Luiz, aqui no Opção, quando ele me concedeu o cognome de o barqueiro da poesia“. 

Brasigóis expressou sua alegria em duplo sentido: primeiro, por ter apresentado meu primeiro livro, em 1985; e, agora, mais de 30 anos depois, de receber-me como novo integrante da Academia, “por merecimento, tendo recebido voto de todos os acadêmicos e acadêmicas presentes à sessão.Acertei no vaticínio, ao escrever o texto de apresentação do livro “Frágil Armação”, do estreante que nos veio solicitar o endosso, a palavra de estímulo, ante a angústia dos primeiros passos na jornada. Esta é a alegria que tenho hoje” – destacou.

E, para não cair no terreno escorregadio da emoção pura, usei como apoio as palavras do escritor que me precedeu, o professor José Mendonça Teles, em discurso nesta mesma casa, em 1979:

“Entro para a Academia Goiana de Letras consciente de que devo fazer muito ainda para merecer esta honraria. Estou convicto de que será uma experiência das mais fecundas para mim, uma vez que estarei sentado ao lado daqueles que construíram e constroem a cultura goiana.”

Getúlio Targino Lima me entregou o colar acadêmico
Minha esposa Helenir Queiroz, os acadêmicos Antônio Pinheiro e Maria Augusta S. de Moraes colocaram a foto na Galeria de Acadêmicos da AGL
Com os netos Lucas e Benjamin Queiroz Foust
Com o poeta Luiz Aquino Alves Neto, primeiro a apoiar minha candidatura publicamente
Adalberto de Queiroz, no discurso de posse na AGL, 11/04/2019
Com Flávio Carneiro, que veio de Petrópolis (RJ), especialmente para a posse, à direita, o poeta Brasigóis Felício.
Brasigóis e eu, antes da posse, com o poeta Salomão Sousa, que veio de Brasília especialmente para a solenidade de posse
Celebramos o evento no Espaço Maktub, salão de festas local

2 comentários em “Entre três rios

  1. WILSON C RODYCZ

    Prezado Adalberto:
    Chamo-me Wilson Rodycz. Conhecemo-nos em P. Alegre, no ano de 1976, no trabalho. Você foi para a CEF e eu saí em 1980, quando ingressei na magistratura. Nunca me esqueci de você. Fico feliz de encontrar referências muito auspiciosas a você. Parabéns pelo sucesso. Lembranças à esposa Helenir, em meu nome e no da minha esposa, Terezinha. Quem sabe a gente se encontra um dia desses pelos caminhos do mundo?!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s