Amigos,
Fico sabendo através da amiga MEG, de quem sempre recebemos dicas culturais importantes, do lançamento do website oficil de Nara Leão.
Aos mais jovens, é preciso dizer que Nara foi mais do que uma intérprete de MPB. Foi musa (e seg. o Estadão, também antimusa) de um movimento intitulado Bossa Nova.
Sempre afinada, Narinha era o tipo da boa moça que não abria mão de opiniões, às vezes provocativas – que o diga sua polêmica com o honrado Exército Brasileiro – que, na época, sofria alguns desvios internos. A gente que era quase toda de esquerda (anti-ditadura, dizia-se então), queríamos mais era ouvir as interpretações de Nara e ponto final.
É de Aloysio de Oliveira ao Estadão, o melhor depoimento sobre a personalidade da moça:
Nara procura fugir totalmente de sua personalidade de menina mansa, interpretando, embora de um modo moderno, e com a sua voz pura e inconfundível, aquelas músicas que ela escolheu e que provocam um estranho e agradável contraste.
E vem de Carlos Drummond de Andrade a melhor resposta ao general Costa e Silva, presidente da República na época do bate-boca com a Nara, ameaçada de enquadramento na Lei de Segurança Nacional:
Imagens em Ão:
Se o general Costa e Silva
já nosso meio chefão
tem pinta de boa-praça
por que tal irritação?
E mais não digo, esperando que vocês lá descubram o melhor que puderem achar no site da Nara Leão – e que os amigos perdoem por não esticar a polêmica política; até porque este é um post musical. Enjoy it.