Poesia

Biologia Sobrenatural


O POETA*
A preguiça de Deus criou este que vos fala. Eu sou a projeção viva de um dogma com todas as suas trevas e suas luzes o pecado original. Já desposei mil mulheres, venci ou fui vencido em cem batalhas, escrevi no cérebro um número enorme de livros. Fui insultado, lapidado, perseguido – mas me escondo sempre numa nuvem de onde travo diálogos fabulosos com Deus. Fujo quando querem me coroar e apareço para receber a vaia. Atribuí-me mil nomes, mil faculdades, mil desânimos. Sou familiar dos profetas, dos santos e das mulheres desesperadas. Encerro a direita, a esquerda e o centro. Recapitulei toda a poesia humana e divina – e descanso. Ó profundidade, riqueza e sabedoria dos assuntos de Deus! Certamente vou me procurar agora com a BIOLOGIA SOBRENATURAL.

+++++
*Fonte: Murilo Mendes, Poesia Completa & Prosa, Ed. Aguilar, 1993, Pág. 758. De “Sinal de Deus“, Livro Segundo. O livro – jóia rara eu sei, principalmente pela origem! foi um presente de meu dileto amigo Rodrigo Pedroso, em minha penúltima viagem a São Paulo, de onde retornei ontem à noite, exausto (mas feliz), pela 3a.vez dans l’aerogare, em 20 dias.

3 thoughts on “Biologia Sobrenatural”

  1. Carissimo:
    Que belo texto você escolheu!
    Espero vê-lo novamente em São Paulo. Agora é julho, creio que o Ulanin, nosso amigo comum, está de ferias.
    +++++
    Prezado RODRIGO,
    Cansado de aeroportos, devo passar um julho mais quieto no cerrado goyano.
    Mas os negócios podem me forçar a ter um daqueles maravilhosos encontros dos 3 amigos na Paulicéia, regados a bom vinho e boa prosa…
    Sincera amizade,
    BetoQ.

    Curtir

  2. Prezado, bom dia. Um ótimo sábado e um excelente final de semana.

    Peço licença ao entrar em sua “casa” – casa bela e cheia de bons e agradáveis mistérios do saber. Bem sejas, pois! Chego até aqui por intermédio do “Multiply”, onde o vi, e onde havia um link para até aqui chegar. Não hesitei. Cá estou para dizer-te que o texto que se nos oferece é. com certeza, um belo texto. Carregado de ironia e sarcasmos – desses que somente os “despertos” sabem produzí-lo.

    Fraternalmente.
    João Batista do Lago
    +++++
    Obrigado João Batista. Seja bem-vindo!
    Amizade,
    Beto.

    Curtir

  3. Belo texto, Beto. Que andas fazendo pra precisar “voar” tanto Já lá se foram os tempos em que era uma expectativa boa ir pro aeroporto!!Bisous, Si.
    +++++
    Meu trabalho o exige, SI. C´est comme ça.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s