SOBRE O LIVRO.
“Contrito na sua litania poética, Adalberto de Queiroz refaz o caminho ancestral, (desde Cádiz à Vila Jaiara, em Anápolis) e traça sua ontologia, quando, ubiquamente, se coloca no tempo: o do presente e o da memória, no diálogo com a Tradição Poética.
“São muitas e várias as vozes, não importando a origem, o que conta, de fato, é o tecido intertextual, composto nas estampas dos fatos que emergem o tempo todo: o menino no orfanato, o jovem da fábrica de tecidos, o estudante de jornalismo, o empresário, o homem feito, o cidadão do mundo, o poeta com olhar apurado a contemplar o mundo…
“Adalberto de Queiroz, na lídima palavra, professa o seu canto de fé ao intensificar a interlocução com o sagrado: Maria, Santa Teresa d’Ávila, São Joãozinho da Cruz, são intercessores no diálogo definitivo com Deus:
(…) “Eis-me, aqui Senhor, permiti que não falhe:/Eu te imploro! E se falhar, de tanta ansiedade/Entre o possível e o provável; não seja escravo./Culpa não tenho de tentá-lo, Senhor! /Fazei-me garimpeiro da alma.//Ao desalmado, ensinai o destino tutelar./De animal xucro à escola, como ao rei de Bagdá. /Nabucodonosor foi provar – pastou como quem não tem alma.//Quisera ser o Rei dos reis –, o coitado e a doida da casa,/na antiga profecia de Daniel não atentou ao oráculo;/todos passava ao fio da espada – ninguém era perdoado.//Ao desalmado, sabemos, pela voz do poeta que assim se deu:/“Pastou ervas como os bois; e foi seu corpo pelo orvalho do céu molhado./Seu pêlo cresceu como penas de águia e suas unhas, como unhas de pássaro.”/Fazei-nos, pois, Senhor, aprendizes dos mistérios da alma.//.
“Assim, na sua busca pelos mistérios da alma, Adalberto Queiroz traz a lume uma obra esteticamente refinada, que foge dos artificialismos da linguagem, e se consolida como uma das vozes da nossa Poesia.” (*)
Francisco Perna Filho é Poeta, doutorando e Mestre em Letras e Linguística: Estudos Literários pela UFG e mantém o site Banzeiro Digital.
Confira neste link o artigo “A MÍSTICA POÉTICA DE ADALBERTO DE QUEIROZ” por Mestre Francisco Perna Filho (Ufg).
LANÇAMENTO – Goiânia, 18 de outubro de 2016. Veja o convite.
COMPRAR O LIVRO:
Livro tradicional – Clique no link do site seguro Livraria Editora Caminhos.
Livro digital – Revolução eBook.