Feliz Aniversário, Lucas!


Link para Fotos do Lucas

Há um ano e um mês atrás, eu escrevi o texto abaixo, embevecido com o nascimento do Lucas…
(como este é um post da série the lost posts, do meu tempo de Verbeat), deixo o rascunho e com a enorme emoção do avô que conta os 5 dias restantes para a viagem ao Arizona, onde poderemos, se Deus quiser, celebrar o 1o.aniversário do Lucas e de nossa filha Maíra):

Lucas Queiroz Foust

Goiânia, 12 de maio 2007 – Um mês: essa a idade do mais novo Queiroz Foust. Nascido em Surprise, Arizona (EUA) às … horas do dia 12 de abril p.passado (12 April 2007 at 1:35 am, 7 pounds 2 oz, 20 inches long), Lucas hoje está com 9 lb, 7 oz…
Ah, mas como este pequeno ser traz (tão) intensa vida e doce afeto com apenas um mês de vida!
Hoje, véspera do dia das Mães, Lucas completa um mês entre nós.

Não pude ainda conhecer pessoalmente o Lucas, mas convivo virtualmente com ele, graças à tecnologia da internet. Aqui no Brasil, tenho minha câmera e as ferramentas de mensageria instantânea e falo com minha mulher, minha filha e meu genro quase todos os dias.

Na semana passada, trabalhando em S.Paulo, pude curtir esse convívio virtual menos do que desejo, mas fui brindado com três filmes em nosso Multiply. Assisti pela Tv a chegada do Papa Bento XVI ao Brasil e fiquei muito feliz com a doce figura do Santo Padre. Sua presença e suas mensagens (por alguns adjetivadas de ´duras`, mostram-me o Papa Bento XVI que conheci nos escritos do Cardeal Ratzinger e em sua primeira Encíclica – Deus Caritas Est! – suas palavras são como o chamado do Pai a que levemos uma vida cristã intensa, lembrando-nos os mandamentos de todo Cristão e, atento à sua passagem de professor e Pastor, sinto o coração batendo para uma renovada conversão diária. Ouço, Santo Padre, a sua voz que ressoa em minha mente, como fez no silêncio do estádio Pacaembu, falando a mais de 40 mil jovens. Sua voz me vem à mente e ao coração ao iniciar essas linhas assumindo a defesa da Vida – “desde a sua concepção até o seu declínio natural”:

“Sede homens e mulheres livres e responsáveis; fazei da família um foco irradiador de paz e de alegria; sede promotores da vida, do início ao seu natural declínio; amparai os anciãos, pois eles merecem respeito e admiração pelo bem que vos fizeram.”

Há uma doce conclusão prática: na vida do Lucas que pode (e deve) estar nesta mesma hora da história das famílias, sendo repetida alhures, com seus bebês amados como únicos e belos e queridos de seus pais e avós.

Eu próprio posso testemunhar o que vivo a distância e me convenço pelos apaixonados relatos de minha mulher e pelas fotos e vídeos e longas conversas via skype – ela não é senão, agora, a avó encantada com os progressos do neto: no Lucas desperta o dom da Vida que a tudo supera e, presto, nos encanta.

Lucas, é para nós a expressão do dom de Deus: o Dom da Vida. Esta dádiva é apaixonadamente visível no trabalho incomensurável de superação das barreiras e dificuldades de lidar com o mundo, no aprendizado que a cada dia deste seu primeiro mês, Lucas faz. Aprendizado que é ao mesmo tempo a lenta expressão da semente e a rápida ascensão da flor.

Lucas está agora em seu primeiro mês de vida à procura de seus “pedaços de universo”(*) e nos serve um banquete com sua presença – com seu crescimento visível aos nossos olhos e rezamos para que cresça em sabedoria e graça como crescia o Menino Jesus de Nazaré. Seus pequenos passos agora surgem da conjunção benfazeja entre o desejo de integração e o anseio que habita o mais profundo da semente divina dentro do pequeno ser.

É, pois, a pureza da primeira infância o que lemos em seus lábios movimentando para os primeiros sons – um quase ronronar dos doces ecos divinos, uma leitura da língua dos anjos comunicada aos homens. É um reflexo da luz do sol intenso que é o Criador aquilo que podemos enxergar em seus olhinhos desejosos de ver a Vida. É, pois, a alegria do movimento dos astros que podemos atestar em seus braços que carinhosos quando procuram o colo da mãe e da avó e do pai a seu alcance.

E para nós que somos a sua família, Lucas vem trazer o atestado do Amor do Divino Pai Eterno.

Rezo para que a compreensão da vida e a sua defesa que se dá, por vez primeira e mais intensa no seio da Família, sejam mais visíveis ainda nos Lucas e Marcelas e Mateus e Marias e Antonias e Paulas que nascem neste início de Século XXI como testemunhos do Dom da Vida e da Bondade de Deus.

Que Deus abençôe o pequeno Lucas e Nossa Senhora da Conceição Aparecida o proteja !

Feliz 1º. Mês de Vida, meu querido neto.
Feliz dia das Mães, Maíra e Helenir.”

+++++

Pedaços de universo” é criação de César Miranda.

O discurso de Bento XVI está aqui.
Recomendo, entusiasmado, a leitura atenta deste discurso do Papa Bento XVI.

3 respostas em “Feliz Aniversário, Lucas!

  1. Pingback: Aznavour em Goiânia « Adalberto de Queiroz

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.